Quantos de vocês tiveram uma derrota de partir o coração? Você colocou tudo na competição e saiu com uma derrota e o coração partido... E agora? Como você vai se recuperar? Como você vai juntar os pedaços?
Como você lida com a decepção? Como se recupera de uma derrota dolorosa? Primeiro, vamos reconhecer, não é fácil e dói mesmo! No entanto, em algum momento, quando a dor começa a diminuir, em algumas horas, um dia ou mais, torna-se imperativo ver a luta de outro ângulo. Ou seja, como você começa a juntar os pedaços? E o que você deve fazer da próxima vez para melhorar?
Como você vai tirar proveito de certas situações e continuamente se colocar em uma posição para superar o revés?
A seguir, cinco passos para ajudá-lo experimentar e superar um desempenho decepcionante. Da mesma forma, esta lista é ótima para pais, treinadores e amigos enquanto tentam apoiar o competidor durante o processo de decepção, liberação e recuperação.
1. O direito de ficar decepcionado: você ganhou o direito de ficar decepcionado. Vamos falar a verdade, depois de colocar arriscar tudo, competir com todo o seu coração, é praticamente impossível colocar um sorriso no rosto e esquecer as coisas depois de uma dura perda. Dê a si mesmo algum tempo.
Tudo bem ficar decepcionado. Na verdade, é até esperado. Por que você não ficaria? Você se importa, você treinou, você é um guerreiro, e você lutou como um! Decepção é uma emoção natural, até dói, e tudo bem também. Não é algo que precisa ser consertado. É hora de curá-lo. Decepção pode ser equiparado a luto por uma perda. Permita-se o tempo para descomprimir, conectar-se com seus sentimentos, e se estabelecer. Paradoxalmente, ao permitir-se a decepção você também se permite a oportunidade de liberar e resolver os sentimentos dolorosos. Uma das coisas que torna a vitória tão doce, e nos motiva assim, é conhecer o sentimento e a experiência da decepção
2. Um passo mais perto: Acredite ou não, você está realmente um passo mais perto de seus objetivos! O grande Babe Ruth costumava dizer cada vez que ele rebatia para fora, "Eu estou a um passo de fazer um home run!". Babe aprenderia ao levantar-se com o taco, a mudar suas estratégias toda vez que fosse rebater. Você pode fazer o mesmo. Cada vez que você perde, você deve se perguntar como você poderia melhorar e fazer melhor da próxima vez.
Não se esqueça, a estagnação também se encaixa aqui. Pode parecer que você não vai a lugar nenhum, mesmo para trás, mas continue se conectando e aprendendo.
Talvez a competição esteja ficando mais forte ou o confronto não seja tão favorável. Lembre-se do ditado: é sempre mais escuro antes do amanhecer. Em outras palavras, o sol nasce depois da hora mais escura! Continue conectado. Essa estagnação pode ser uma grande curva de aprendizado que só precisa ser surfada, como uma onda. E logo depois da onda está calmaria. Aguente firme…
3. A falha fornece feedback: Se você ouvir, você se toma consciência. Falhas, contratempos e obstáculos sempre nos jogam para um ciclo, mas é o verdadeiro campeão que pode reajustar e obter feedback valioso. O feedback deve ser visto sem julgamento e como uma oportunidade de aprendizado na qual você pode fazer mudanças e se adaptar, ajustando-se à situação na próxima vez. Pense nisso, já houve um grande campeão, individual ou equipe, que não aprendeu com falhas, contratempos e obstáculos? Todos os grandes campeões sabem por que estão competindo e usam esse grande "Por quê" para voltar aos trilhos.
4. Reenquadrar! Isso é fato, depois de descomprimido, faça a si mesmo as perguntas básicas. Qual é a outra maneira de olhar para esta perda ou situação? Como posso encontrar algo positivo nisso? Qual é a lição aqui? Mesmo que tenha perdido, o que posso aprender? E não se esqueça, dê a si mesmo algum crédito por aparecer e colocar-se na reta. Quantos outros estão competindo com um coração como o seu?
5. Concentre-se no processo, não no resultado. Este é provavelmente um dos pontos mais importantes e talvez o principal em que todos os outros pontos provavelmente podem ser enquadrados aqui. Enquanto você perdeu esta performance, esse é mais um passo em direção ao seu objetivo final. Esta luta lhe deu uma experiência valiosa e o expos à pressão da situação do jogo. Isso é muito valioso e não pode ser repetido na prática. Lembre-se, todos os grandes campeões têm que pagar suas dívidas e merecer suas experiências.