Time,
Nas últimas semanas, observamos uma crescente preocupação com a saúde pública sobre o Coronavírus (COVID-19).
Todas as Escolas Gracie Barra em todo o mundo estão comprometidas em fornecer o mais alto nível de instrução de Jiu-Jitsu em um ambiente saudável e seguro.
Desde o surto de coronavírus como uma preocupação global, temos pesquisado diretrizes e recomendações emitidas pela Organização Mundial da Saúde, Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), e consulta com médicos de emergência e autoridades locais de saúde.
Nosso objetivo inicial era entender melhor o coronavírus, suas ameaças reais, e identificar medidas preventivas específicas para garantir que todos os nossos alunos/funcionários continuem a ter um ambiente de treinamento saudável/seguro com o mínimo de interrupção de suas rotinas de Jiu-Jitsu.
À medida que aprendemos mais sobre o COVID-19, ficou claro que nossa escola deve implementar todas as medidas preventivas possíveis, mas também deve agir como uma fonte de informação ajudando a criar mais consciência sobre esse coronavírus, seus riscos reais e o que cada um de nós pode fazer para minimizar sua disseminação.
O que aprendemos sobre o Coronavirus (Covid-19)?
O primeiro caso de contaminação humana pelo coronavírus aconteceu em Wuhan, China. Ela vem se espalhando globalmente desde dezembro de 2019. É ameaçador porque é novo, é contagioso, e ainda não há vacina nem um plano de tratamento preciso.
Os dados atuais provenientes de pouco mais de 100 mil casos em todo o mundo mostraram que os sintomas do coronavírus são muito semelhantes à gripe (influenza), assim como os riscos à saúde associados a ele.
Aqui está uma comparação interessante entre a Gripe (Influenza) X Coronavirus feita pela Johns Hopkins Medicine:
Infecções
COVID-19: Aproximadamente 107.644 casos em todo o mundo; 437 ocorrências nos EUA a partir de 8 de março de 2020.
Gripe: Estimado 1 bilhão de casos em todo o mundo; 9,3 milhões a 45 milhões de casos nos EUA por ano.
Mortes
COVID-19: Aproximadamente 3.653 mortes registradas em todo o mundo; 17 mortes nos EUA, a partir de 8 de março de 2020.
Gripe: 291.000 a 646.000 mortes em todo o mundo; 12.000 a 61.000 mortes nos EUA por ano.
Assim como a gripe, o coronavírus traz um risco mais grave para a saúde dos idosos e/ou indivíduos que têm condições de saúde subjacentes (especialmente aqueles com problemas respiratórios). Oitenta por cento dos indivíduos que contraem o coronavírus só experimentam sintomas amenos. Ao contrário da gripe, o coronavírus não parece ser um grande risco para crianças pequenas. Os dados indicam que crianças saudáveis são as menos vulneráveis a esse novo vírus.
O que é mais preocupante sobre o coronavírus não é o risco à saúde, pelo menos não para a população estudantil da Gracie Barra constituída principalmente por crianças e adultos de 25 a 45 anos, mas a rapidez com que se espalha. Parece haver evidências de que o vírus pode viver em certas superfícies à temperatura ambiente por vários dias.
No entanto, com base nas semelhanças entre o Vírus da Gripe e o vírus COVID-19 da Organização Mundial da Saúde, o CDC e a mídia estão começando a deixar de tratar o coronavírus como uma pandemia global com potencial para consequências devastadoras para as populações mundiais a uma variante de uma gripe, que tem efeito severo, mas limitado na saúde global ou local.
O que você pode fazer?
Há muito que você pode fazer como indivíduo não só para prevenir a propagação do coronavírus, mas também para aumentar a conscientização e manter as pessoas que confiam em você tranquilamente engajadas em esforços preventivos.
SEJA INTELIGENTE - Mantenha-se informado, esteja ciente dos riscos, mas não entre em pânico. Use a disciplina que aprendeu no Jiu-Jitsu para criar rotinas minuciosas de higiene pessoal em sua vida. Lave as mãos com frequência, lave o uniforme e tome banho após o treino, evite tocar os olhos, nariz e boca. O CDC montou um excelente site com muitas informações sobre o coronavírus www.cdc.gov/coronavirus/2019-ncov.
MANTENHA-SE SAUDÁVEL - Este é um momento muito importante para fazer da sua saúde uma prioridade e fazer tudo o que puder para aumentar sua imunidade. Isso significa comer bem, dormir bem, considerar tomar outros suplementos para aumentar seu sistema de imunidade e, claro, continuar treinando!
HIGIENE DE TREINAMENTO - Para proteger a si mesmo e seus parceiros de treino, certifique-se de higienizar as mãos ao entrar na escola antes de apertar as mãos de qualquer um ou tocar em qualquer coisa. Instrutores e funcionários exigirão que todos os alunos higienizem suas mãos antes da aula. Por fim, só coloque seu uniforme depois de entrar nas instalações da escola.
SEJA UM BOM COMPANHEIRO DE EQUIPE - Se você está se sentindo indisposto, se está tossindo ou espirrando, se tem uma febre leve, dor de cabeça, ou qualquer outro sintoma de resfriado / gripe, faça uma pausa no Jiu-Jitsu. Fique em casa, descanse, coma bem, e procure um médico caso os sintomas piorem ou não desapareçam.
VOLTANDO DE VIAGEM DAS ÁREAS AFETADAS - Se você esteve em contato ou viajou de áreas afetadas pelo coronavírus, evite contato com outras pessoas por alguns dias, observe sintomas de resfriado ou gripe e procure orientação médica, se necessário.
O que a Gracie Barra está fazendo?
Como uma organização global com cerca de 850 localidades nos cinco continentes, estamos focados em implementar todas as medidas preventivas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos e departamentos locais de saúde.
Algumas de nossas ações incluem:
CONSCIENTIZAR - Conhecimento é poder. Estamos implementando um plano de comunicação global para alcançar cada uma de nossas escolas em todo o mundo. Nosso objetivo é capacitar proprietários, instrutores, funcionários, alunos e pais, compartilhando as informações mais atualizadas sobre o coronavírus e medidas preventivas eficazes que devem ser tomadas para manter um ambiente de treinamento saudável e seguro.
HIGIENE DE TREINAMENTO - Exigimos que todos os membros da equipe higienizem as mãos ao entrar na escola antes de apertar as mãos ou tocar em qualquer coisa. Instrutores e funcionários exigirão que todos os alunos higienizem suas mãos antes da aula. Os alunos serão convidados a apenas vestir seus uniformes depois de entrarem nas instalações da escola. Também lembraremos todos os membros da equipe sobre a obrigação de lavar seus uniformes após a aula.
LIMPEZA EXTRA - Como há indícios que o coronavírus pode viver em superfícies por horas. Tatames, banheiros, recepção, sofás e outras áreas altamente frequentadas das escolas devem ser limpas várias vezes por dia após as aulas. Estas áreas devem ser limpas com desinfetantes adequados ou soluções alcoólicas com pelo menos 70% de álcool.
TRIAGEM - Os protocolos de triagem estão sendo implementados no início dos turnos de trabalho e antes das aulas. Se alguém estiver doente, será obrigado a voltar para casa imediatamente.
À medida que a situação do coronavírus continua a evoluir, estaremos regularmente nos comunicando com nossas escolas, professores, treinadores e alunos, oferecendo orientações atualizadas com base em novas diretrizes emitidas pela Organização Mundial da Saúde, CDC e autoridades locais de saúde.
Continue treinando duro! Não tenha medo ou fique paranóico. Lembre-se, uma das maneiras mais eficazes de combater o coronavírus é ser o mais saudável possível. Mas também não seja indiferente aos riscos. Fique longe dos tatames se souber que pode ser um portador até que esteja liberado.
Temos uma responsabilidade compartilhada com este novo vírus. Agir com responsabilidade nesta situação significa ficar longe do pânico ou da indiferença. Assumir a responsabilidade significa manter-se informado, seguir medidas preventivas eficazes, procurar aconselhamento médico quando necessário e manter-se saudável.
Respeitosamente,
Equipe Gracie Barra