Seja grande demais para sentir inquietação, muito nobre para sentir raiva, forte demais para sentir medo e feliz demais para sentir contratempos." Grão Mestre Carlos Gracie Sr.
Paz de espírito - você vai encontrá-lo no Jiu-Jitsu
Quem nunca enfrentou uma fase ruim durante sua jornada na arte suave? Problemas pessoais, trabalho e estudos, entre muitas outras coisas, acabam exigindo que façamos algum tipo de sacrifício. Dói ter que perder um treinamento e desistir daquele momento sagrado de vestir o quimono e entrar no mat.
No entanto, muitas vezes sua rotina começa a ser cheia de responsabilidades e você acaba ficando estressado, ocupado... dormir não é mais o mesmo. Se você sentiu ou está sentindo esses sintomas, não pense nisso como algo anormal. Pessoas que enfrentam fases agitadas ou conturbadas e por causa disso se afastam do treinamento diário, geralmente se sentem assim. A questão é que, embora o quimono suado não exale o cheiro mais agradável, é com ele que encontramos nossa paz de espírito.
Carlos Gracie, patriarca da família Gracie e criador do Jiu-Jitsu brasileiro, estudou profundamente esses sentimentos e condições emocionais que são vivenciados pelos fãs de arte suave. O Grão Mestre sabia muito bem, graças à sua experiência de vida, que todos que habitam este planeta irão experimentar alguns sentimentos como esse. E exatamente por causa disso, o Grão Mestre nos deixou alguns conselhos para que pudéssemos saber como enfrentar esses problemas. Entre as 12 lições, uma das mais famosas que ajudarão aqueles que estão passando por esse momento é a décima: "Seja grande demais para sentir inquietação, nobre demais para sentir raiva, forte demais para sentir medo e feliz demais para sentir contratempos."
Lembre-se: todos nós passamos por fases difíceis e nenhuma delas dura para sempre.