Dado o estado atual das medidas preventivas para limitar a exposição ao vírus Covid-19 (no momento desta matéria), muitas escolas de Jiu-Jitsu decidiram suspender as aulas por um curto período de tempo.
Esta é uma medida temporária e em breve todos nós poderemos voltar aos nossos horários regulares de treino.
Enquanto isso, podemos satisfazer nosso desejo de aprender Jiu-Jitsu assistindo a instruções em vídeo e aumentando nosso conhecimento em algumas posições específicas. Se você tem um parceiro de treinamento favorito para treinar, esta é a melhor maneira de pegar essas ideias de vídeo e colocá-las na memória muscular.
Na opinião de alguns instrutores, aprender com vídeos do YouTube não é legal. Porque? Em grande parte porque os iniciantes tendem a ser mais atraídos por movimentos extravagantes e avançados que têm uma utilidade limitada para o seu nível de experiência. Em vez de se concentrar em guardas invertidas ou pegar as costas rolando (que tomam um grau mais avançado de fundamentos para ser eficaz), o aluno mais novo seria muito melhor servido focando no básico que seu instrutor principal está mostrando em sala de aula.
Dito isso, devemos nos divertir aprendendo Jiu-Jitsu e por isso não há problema em explorar algumas das posições mais avançadas no Jiu-Jitsu – através de recursos de vídeo. E não vamos dizer ao seu Professor que você tem assistido vídeos de berimbolo.
A Gracie Barra Online deve ser sua primeira fonte para vídeos instrucionais online.
Confira o site da GB Online (
https://online.graciebarra.com.br/start) onde você pode encontrar vídeos tutoriais gratuitos do Mestre Carlos Gracie Jr., Prof. Victor Estima, Prof. Gabriel Arges e muito mais.
Confira o GB1 Online com o Mestre Carlos Gracie Jr.
Além do conteúdo gratuito, a Gracie Barra trouxe algumas instruções mais avançadas e detalhadas de vários dos principais instrutores da GB, como o Prof. Roberto "Tussa" Alencar, o Prof. Henrique Machado e mais como conteúdo Premium onde, por uma taxa razoável, você tem acesso a um sistema completo (Obs.: Como a maioria dos alunos sabem, todo esse conteúdo da GB Online foi aberto para todos alunos ativos das escolas Gracie Barra, inclusive aulas online transmitidas pelo site abertas para todo o público GB.).
Confira o GB2 Online NoGi do Prof. Roberto "Tussa" Alencar e seu jogo de Jiu-Jitsu No Gi de nível mundial.
Seguir uma série de vídeos focados em uma posição específica é uma maneira muito melhor de aprender Jiu-Jitsu do que ir a um buraco de coelho no YouTube e assistir horas de movimentos legais aleatórios e não relacionados... que você provavelmente não pode colocar no seu jogo e vai fazer pouco para realmente melhorar o seu Jiu-Jitsu.
Claro que existem muitas escolas GB com canais do YouTube com uma riqueza de vídeos e você pode seguir as contas de instrutores GB no Instagram (e outras mídias sociais) para alguns conteúdos de vídeo continuamente atualizados também.
Meu melhor conselho sobre como aprender com vídeos é o seguinte:
1) Escolha uma posição e concentre-se nisso. Você pode se divertir assistindo movimentos legais aleatórios por horas, mas você provavelmente não vai adicionar ideias ao seu próprio jogo. Uma maneira muito mais produtiva de conseguir algo que você pode usar estudando vídeos é reduzir seu foco para uma posição específica e se aprofundar. Se você notar, a tendência dos vídeos instrucionais de Jiu-Jitsu tem sido concentrar-se em uma única posição (ex. guarda de gancho por fora) ou mesmo um único movimento (a omoplata). Isso porque é simplesmente a melhor maneira de entender e absorver o material.
2) Assista a inúmeros vídeos sobre a mesma técnica. Quando você fica obcecado em aprender mais sobre uma técnica específica – digamos que o triângulo – é muito útil ver como instrutores diferentes ensinam exatamente o mesmo movimento. Assista a 10 vídeos sobre como atacar o triângulo do guarda e você vai notar 2 coisas:
Cada instrutor terá uma maneira ligeiramente diferente de explicar o triângulo e um desses jeitos pode ligar uma lâmpada para você.
Haverá pontos comuns que todos os instrutores enfatizarão (ex. Mova seus quadris para criar o ângulo). Esses conselhos comuns podemos tomar como essenciais e como os pontos mais importantes para dominar a técnica.
3) Aprenda como os movimentos se conectam em uma posição. Se você prestar atenção, muitos instrutores darão uma dica sutil sobre como preparar a técnica ou como usar a reação de seus oponentes para executar a técnica. Podemos ficar tão focados na mecânica de um novo movimento que perdemos completamente a preparação vital para a técnica. Pegue a chave de braço da montada – é fácil evitar se o seu oponente a atacar diretamente... mas se eles a prepararem com um estrangulamento primeiro, é extremamente difícil de defender. Mesmo movimento – mas efeito diferente dependendo se há preparação ou não. O mesmo acontece com a maioria das técnicas no Jiu-Jitsu e você precisa prestar atenção a essas informações nos vídeos.
Quais vídeos da GB fizeram mais diferença no seu jogo de Jiu-Jitsu?