Essa questão já existe há algum tempo no Jiu-Jitsu, mas o debate se intensificou mais recentemente com o crescimento da popularidade dos campeonatos exclusivos de NoGi.
Se você fosse fazer uma pesquisa com os instrutores Faixa Pretas mais experientes, a maioria deles insistiria que é necessário treinar Jiu-Jitsu com kimono para alcançar o mais alto nível técnico. Eles dizem que se um aluno só treinasse NoGi, sua técnica nunca atingiria o nível mais alto em comparação com se focasse nos treinos com kimono.
E certamente olhando para a experiência e qualidade dos instrutores que possuem essa opinião, sua visão tem algum peso sério.
Há aqueles do outro lado do debate que dizem que treinar com kimono para melhorar no NoGi não é um argumento lógico. Como poderia o treinamento com kimono possivelmente preparar um melhor para luta NoGi? O princípio da especificidade do treinamento sustenta que devemos treinar em um método o mais próximo possível de como esperamo atuar na competição. Faz todo o sentido, não é?
Por que gastar tempo treinando técnicas estrangulamento de gola e guarda-aranha quando não é possível usar essas técnicas no NoGi?
Espere um pouco... Fãs de Jiu-Jitsu que acompanham as competições de alto nível apontam que se o treinamento com kimono não oferece nenhuma vantagem para o lutador NoGi, por que é que a maioria dos vencedores dos principais títulos NoGi vem de predominantemente background de kimono?
Um bom exemplo seria Felipe Pena, da Gracie Barra, que conquistou o prestigioso título absoluto do ADCC em 2017, ganhando de especialistas no NoGi, apesar de passar grande parte do seu tempo de treinamento dedicado ao kimono?
A razão, dizem os fãs do kimono, é que o treinamento com kimono carrega muito mais ameaças de raspagens e finalizações que traduzem para o treino do NoGi. Além disso, escapar de um oponente que pode controlá-lo com pegadas é mais difícil do que ser capaz de escorregar e deslizar no NoGi, levando os lutadores com kimono a desenvolverem escapadas mais tecnicamente sólidas. Essas são 2 das razões pelas quais os defensores do treinamento ncom kimono insistem que é essencial.
É difícil argumentar os resultados quando atletas que treinam predominantemente com kimono ganham eventos NoGi sobre escolas especializadas apenas em NoGi? Há alguns anos, na minha escola Gracie Barra, não havia aulas de NoGi na programação, mas a escola ganhou o troféu NoGi por equipe nos campeonatos estaduais contra várias escolas exclusivamente de NoGi.
"Espere um minuto!" dizem os defensores do NoGi, "especialistas NoGi não estão presentes há tanto tempo. As escolas tradicionais de Jiu-Jitsu são muito mais bem estabelecidas e seus atletas têm mais experiência. Em segundo lugar, há oportunidades mais competitivas para o NoGi Jiu-Jitsu, de modo que um maior número de atletas sérios tem migrado para essa área." Um argumento sólido.
Certamente regras diferentes entre a IBJJF e o campeonato exclusivo de NoGi que permitem todos os loglock - especialmente heel hooks - levariam os competidores a se desenvolverem e se especializarem nessas áreas. Um lutador mais graduado com pouca experiência em treinamos com heel hooks é vulnerável ao lutador NoGi que treinou heel hooks desde o primeiro dia.
No entanto, com todos os resultados das competições e equipes diferentes, não temos uma resposta definitiva para a pergunta.
Talvez a melhor resposta esteja no meio: treine tanto com kimono quanto NoGi para afiar todos os elementos do seu jogo de Jiu-Jitsu. Aprenda as pegadas do Wrestling e os leg locks tão importantes para o estilo NoGi. Conheça o vasto número de submissões e ataques do Jiu-Jitsu com Kimono para ampliar seu conhecimento sobre os potenciais potencias o máximo possível.
Qual sua opinião sobre a questão: "É necessário treinar com kimono para alcançar o mais alto nível no Jiu-Jitsu?"